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Qual é a chave do sucesso para o agrodistribuidor brasileiro?

A Chave do Sucesso para o Agrodistribuidor Brasileiro




O agronegócio brasileiro evoluiu muito com o passar do tempo, os produtores brasileiros que antes eram considerados ?patinhos feios? do agronegócio aos poucos uniram forças, especialmente com cooperativas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste e também desenvolveram grupos de distribuição disseminados pelo restante do país.


A notável evolução dos produtores pode ser atribuída ao acesso facilitado a informações, tecnologias e crédito para novas aquisições e investimentos, sendo assim essa foi uma forma organizada para os empresários do agronegócio atuarem nos mercados da agrodistribuição e agrorevenda, que são altamente competitivos.


Na atual situação do mercado, as agrorevendas espalhadas de Norte a Sul do Brasil estão empenhadas em oferecer melhores opções para os produtores rurais, devolvendo a neutralidade necessária para o setor, visto que o crescimento e os incentivos financeiros do governo, de investidores brasileiros e do exterior estão evoluindo.

Diante desta realidade qual a chave do sucesso para liderar a concorrência?

Embora o cenário seja de evolução é necessário explorar cada vez mais as ferramentas disponíveis, utilizando como exemplo os Estados Unidos, que são líder em exportação, principalmente por possuírem estratégias bem definidas de escoamento de grãos, tecnologia de ponta e capital humano bem capacitado.

O setor de agrodistribuição precisa se estruturar, pois a área de trabalho é ampla e envolve riscos financeiros diretamente relacionados a commodities (variação constante de preço). O volume de transações financeiras, além de constante, também envolve valores altos, porém quando abordamos o capital humano, ou seja, o conhecimento técnico e gerencial, torna-se fundamental, uma vez que o profissional que possui boas práticas e vivência na área se destaca, ainda mais se possuir escolaridade específica na área agrícola e conhecimentos gerais, afinal das contas empresas que possuem baixa capacidade de gestão não costumam durar muito tempo neste mercado.

O cenário atual para o agronegócio brasileiro é favorável, levando em consideração o contexto da economia mundial e a quebra de produção de grãos em países importantes.  As revendas possuem papel fundamental na distribuição de insumos para o agronegócio, não só no Brasil, mas em todo mundo. Os fatores que complementam a chave do sucesso e que tornam os agrodistribuidores importantes na cadeia produtiva dos produtos agropecuários são:


Bom relacionamento com produtores rurais: A relação entre ambos deve ser exemplar, pois o cliente está cada vez mais exigente e a concorrência é sempre grande no setor. Inovações em relação à fidelização e negociações mais flexíveis são algumas das alternativas que acabam vindo a calhar bem no relacionamento com os clientes do campo.

Portfólio completo de produtos: É fundamental possuir um mix de produtos atrativo para o cliente, com promoções pontuais, ações de divulgação de novos produtos e workshops. São algumas alternativas para chamar a atenção do cliente que está indeciso ou que não conhece as novidades no mercado.

Concessão de crédito: Desempenhada por fornecedores de insumos e canais de distribuição, consome mais de um terço dos valores investidos na área da agrorevenda no Brasil. O maior problema é que tanto as verbas governamentais (créditos oficiais), quanto as opções oferecidas por instituições financeiras não satisfazem totalmente a necessidade de produtores rurais, sendo assim fornecedores e canais de distribuição aproveitam para suprir a necessidade do setor concedendo mais esta opção monetária. Em relação à inadimplência, a avaliação de crédito é feita com maior rigor, justamente para evitar possíveis não pagamentos.

Infraestrutura em sistema de gestão: É importante possuir um bom relacionamento com o cliente, obter o mix de produtos ideal de produtos e opções diferenciadas de crédito, mas isso tudo não garante a fidelização do cliente. É necessário um sistema de gestão específico, que dê total suporte para o consultor de vendas, para o profissional que vai a campo oferecer novidades ou esclarecer dúvidas do produtor e que ofereça opções de planos de safra ou vendas, indique quais insumos são mais adequados ao cliente, dentre outras vantagens;

Esta solução é o CRM (Customer Relationship Manager) que, somado às melhorias e mudanças culturais na empresa, eleva o nível de produtividade e traz resultados mais satisfatórios para as empresas do agronegócio. Boas práticas somadas a crédito facilitado e aquisição de produtos e novidades, investimento em capital humano e intelectual conectados a um sistema de gestão de relacionamento como o CRM para o agronegócio da Datacoper podem auxiliar a sua empresa a extrair o que existe de melhor dos negócios, em outras palavras, trata-se da chave do sucesso!

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