Soluções essenciais para manter o ritmo da inovação no campo

Iniciamos uma nova jornada em 2021 com uma realidade inesperada e desafiadora. Por um lado, o evidente protagonismo do Agronegócio na economia de nosso país ressalta a responsabilidade atribuída ao setor como um dos principais motores que ajudarão o Brasil na recuperação dos efeitos da pandemia causados nesta área. De outra forma, a antiga e sempre presente missão do campo em suprir alimentos para uma população cada vez maior e com sustentabilidade - muitas vezes sem poder expandir as áreas de cultivo ou criação - exigem que a todo momento o Agronegócio busque se reinventar, através de novas soluções e inovações que ajudem na manutenção de sua produtividade, cumprindo assim sua crescente demanda.




O principal desafio apresentado entre estes dois paralelos é alcançar o equilíbrio onde o investimento na tecnologia consiga ser transformado em resultados diretos, de forma que o deslocamento financeiro inicial para a busca de inovações não se torne um peso aos já extensos gastos e economias da organização, característicos do tempo em que vivemos. Assim, é preciso estar certo de que cada tecnologia e solução adquiridas otimizem a produtividade, seja através do controle de processos e informações ou na melhoria das interações com clientes e ações comerciais.




Diferentes empresas, variando em tamanho e maturidade, podem ter diferentes resultados com cada solução, e algumas são praticamente pré-requisitos para que outras possam ser adquiridas. Entretanto, todas as organizações do Agronegócio precisam acompanhar o desenvolvimento da inovação no campo para manterem sua relevância em seus respectivos mercados. Em nossa matéria de hoje, apresentamos algumas das soluções de mais fácil acesso que favorecem o sucesso de qualquer organização Agro, independente de seu tamanho ou posicionamento.




ERP




Sistemas de gerenciamento de recursos não são uma novidade - na verdade, já podem ser considerados como uma necessidade básica para organizações do Agronegócio. Muito embora este seja um recurso que diversas empresas já tem investido há algum tempo para organizar suas informações, processos fiscais, contábeis e financeiros, ainda é preciso mencionar o ERP em especial, por seu papel ímpar como base de dados primária usada por outras plataformas para converter e integrar informações. Portanto, atualizar o ERP de uma empresa é crucial quando já não é possível instalar futuras soluções por falta de integração, servindo de obstáculo para a contínua evolução tecnológica da organização.




BI




Ferramentas analíticas são cruciais para montar a visão estratégica no Agronegócio. Mesmo que as informações estejam disponíveis em uma plataforma como o ERP, é apenas através de um BI que sua visualização pode se tornar clara, assegurando que decisões assertivas podem ser tomadas embasadas por dados. O BI é a solução correta para empresas que desejam alcançar um maior nível de maturidade em sua gestão e/ou precisam de um nível superior de monitoramento para agir rapidamente diante de um fluxo complexo de atualizações e tendências no mercado.


Algumas ferramentas possuem módulos analíticos integrados para facilitar esta visão estratégica juntamente com suas demais funcionalidades, como é o caso do CRM, que veremos em seguida;




CRM




Agir diretamente com o cliente para efetuar uma venda é uma das formas mais assertivas de aumentar a produtividade da organização, e o CRM é a solução que lida exatamente com este espectro de ações, desde o planejamento de visitas dos consultores até o atendimento direto ao campo. Dependendo da necessidade e maturidade da empresa, níveis mais estratégicos para gestão de times e filiais podem ser alcançados por uma ferramenta de CRM robusta e versátil.


Pela característica diversa das ações e processos no Agronegócio, uma CRM que possa atender todas as expectativas de uma organização pode ser raro, especialmente se a empresa lida com diversos nichos em suas operações e necessita de um produto customizável. Felizmente, soluções dedicadas exclusivamente à este mercado existem e se adaptam a qualquer tipo de necessidade. Por representar tamanha importância, esta especialidade precisa ser buscada pelo Agronegócio quando for necessário adquirir ou atualizar uma ferramenta de CRM.




APPs




Uma das tendências mais evidentes em 2020 foi o aumento da conectividade e o acesso de informações pelo meio digital. É impossível negar que o produtor rural está mais conectado, com um senso crítico apurado e conhecimentos técnicos avançados. É natural que os clientes do Agronegócio se reinventam, e as organizações que os atendem possuem grandes oportunidades para explorar se fizerem o mesmo.


Os Apps da organização são a prova que a inovação tecnológica não precisa ser demasiadamente cara ou disruptiva para melhorar a interação com o homem do campo. Fornecer serviços remotos, como consultas a preços, agendamento de visitas e um contato sempre presente com os consultores, gera valor ao produtor e garante ele tenha o acesso à organização na palma de sua mão, sem precisar recorrer à concorrência, cada vez que enfrentar alguma necessidade.




São inúmeras as soluções que uma organização do Agronegócio podem utilizar para elevar suas capacidades ou fornecer serviços aos seus clientes, desde serviços relacionados a Agricultura Digital até tecnologias relacionadas a Big Data e Inteligência Artificial, e as ferramentas descritas acimas costumam ser complementares ou bases de fundação para tais tecnologias. Seja qual for o tipo de inovação que favoreça as necessidades de sua organização, o importante é manter o ritmo de evolução do mercado e buscar a solução que realmente se prove rentável aos negócios e a produtividade.




Gostou deste post? Acompanhe nosso blog através do facebook e linkedin para mais conteúdos sobre soluções e inovação no Agronegócio!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho