Soluções Integradas: O valor de ferramentas de gestão complementares no Agronegócio

Juntamente com o crescimento positivo do Agronegócio em nosso país, é possível observar um ritmo muito acelerado - em especial nos anos mais recentes - quanto ao surgimento ou renovação de soluções tecnológicas, seja para o produtor rural, em sua lavoura e equipamentos, ou para as organizações que o atendem em todas as áreas de produtos e serviços. Enquanto os efeitos destas inovações tendem a otimizar a produtividade de ambas as partes, o rápido desenvolvimento de tais tecnologias também traz um desafio recente às empresas do ramo: Integração com outras ferramentas e plataformas, mais modernas ou antigas, que são ou ainda serão adquiridas. Assim, o Agronegócio precisa prevenir a possibilidade de ter em mãos diversas tecnologias sem coordenação entre si, criando o efeito contrário esperado por novas tecnologias que sempre deveriam proporcionar aos negócios.


Enquadrando especificamente a área comercial, este fenômeno pode levar ao uso de diferentes ferramentas pela gestão, com dados que precisam ser exportados e importados entre cada solução para que uma análise geral se torne possível, chegando ao ponto em que a incapacidade de uma solução em "conversar" com as demais cria a necessidade de mudanças ou atualizações custosas para manter o ritmo das atividades.


Felizmente, este mesmo ritmo acelerado de inovações também obriga a adaptação destas ferramentas a todo momento, e soluções robustas já existentes atendem múltiplas necessidades ao mesmo tempo com integrações que complementam seus benefícios. Desta forma, mesmo que este desafio tenha suma importância, ele não é de maneira alguma difícil de ser superado.


É natural que diferentes segmentos dentro do Agronegócio tenham seus próprios níveis de preocupação ao lidar com a integração de suas ferramentas, variando em peso de operações e tecnologias para seus produtos e serviços. A tomada de decisões da organização é o ponto em comum para todas elas, geralmente englobando as soluções que resgatam informações dos bancos de dados da empresa - É freqüente e mesmo esperado do mercado que qualquer solução se adapte ao ERP de uma organização, como um BI alimentando seus painéis analíticos a partir dele, ou um CRM trabalhando dados dos clientes e operações comerciais da empresa. O ponto de maior atenção, entretanto, se encontra quando soluções que já processam estas diferentes informações precisam integrar ente si, como é o caso de aplicativos móveis estarem conectados com o CRM, plataformas modernas de agricultura digital estarem ligadas a diversas fontes que alimentam suas informações, e a visão analítica da gestão ao receber e converter dados de todas as demais fontes, sem desprender esforços excessivos, para gerar uma base firme na tomada de decisões rápidas e assertivas. Quanto ao setor comercial do Agronegócio, talvez a integração de maior benefício produtivo seja a da capacidade analítica com a gestão de clientes. Enquanto a primeira geralmente é servida com uma Inteligência de Negócios e a segundo com o CRM, ambas as ferramentas possuem um nível de complexidade que precisa ser facilmente servido à organização.


Garantir a capacidade de integração de uma ferramenta com inovações mais recentes também garante o "tempo de vida" da solução. Como regra geral, ao buscar uma nova tecnologia para qualquer nível da organização, é essencial buscar um fornecedor de confiança, preferencialmente o desenvolvedor que já tenha providenciado uma ferramenta em uso ou tenha parceria com outros fornecedores familiares à empresa. Experiência com integração de tecnologias em uso, robustez e possibilidade de expansão do projeto prospectado também são chaves para assegurar que o desenvolvimento de novas tecnologias possam ser atendidas no futuro com facilidade. Finalmente, buscar por foco e especialização no segmento agrega o valor que a solução prospectada foi desenvolvida com os desafios e oportunidades do Agro em mente.


Desta forma, parceria e experiência com tecnologias e as realidades do setor na busca por uma nova ferramenta e fornecedor, acompanhados com uma visão da própria organização em suas próprias soluções e operações, permitem um processo de integração e uso de diferentes tecnologias sem maiores desafios para qualquer empresa.


Gostou deste post? Fique conectado conosco através de nossas mídias sociais no facebook e linkedin para mais matérias como esta!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho