Tesouros do Agronegócio – Pecuária Bovina

Nesta nossa quarta edição sobre os maiores produtos do agronegócio, vamos abordar um mercado importantíssimo tanto para o Brasil como para o mundo: a Pecuária Bovina. Produtores de carne, leite e seus derivados contribuem e muito com os seus esforços para a nossa economia e a nossa sociedade. Confira mais sobre este grande tesouro do agronegócio:


O que é a Pecuária Bovina? 


Rebanhos bovinos são uma das formas mais antigas de pecuária. As civilizações antigas, antes do uso da moeda, utilizavam bois como valor de troca altíssimos. De fato, a criação bovina é tão famosa que associamos a palavra “gado” diretamente a ela. Durante a idade média, o símbolo do touro em um brasão representava resiliência e fortitude. Por causa de sua disseminação global, muitas culturas até hoje possuem tradições que são ligadas diretamente à criação bovina – o exemplo mais comum talvez seja a figura do “cowboy” ou “vaqueiro”. Nos dias de hoje, a pecuária continua sendo uma atividade global fundamental para diversos países. 

Recentemente a criação bovina vem enfrentando muitos desafios, mas também conta com a tecnologia ao seu lado para superá-los. Manifestações ambientais e produções clandestinas podem surgir como fatos contra os pecuaristas, mas são logo combatidas através da popularização do rastreio de animais e mercadorias, inovações inteligentes para o cuidado com o gado e atualização tanto dos ranchos como das indústrias. Segundo pesquisas da Athenagro, o uso intensivo de tecnologias na pecuária praticamente anulam custos de depreciações e maximizam a nutrição e qualidade dos animais. 

A carne e o leite bovino são fontes indispensáveis de proteína, potássio e sódio. O leite e seus derivados (principalmente queijo e iogurte) também são ricos em cálcio, que aumentam a resistência e a integridade óssea. 


Produto e produção 


O Brasil possui uma posição privilegiada na pecuária. Atualmente nosso país conta com o maior rebanho bovino comercial do mundo, o qual representa uma exportação fenomenal para todo o mundo. Nossos clientes mais dedicados são a China, a Rússia e o Egito quando o assunto é carne. Tão importante é a pecuária para o Brasil que 31% do PIB do agronegócio se deve a ela. 

O maior produtor de leite bovino no mundo são os Estados Unidos, enquanto o Brasil está em quarto. Desta vez, no entanto, o maior exportador é a Nova Zelândia, já que tanto o Brasil como os Estados Unidos possuem um considerável consumo interno de suas produções. 


Custos de Produção 


· Na pecuária leiteira e de corte, os custos para as fazendas variam entre depreciações, energia elétrica, reprodução ou reposição, nutrição, programas sanitários, produtos veterinários e transporte. 

· A pecuária brasileira tem o menor custo de produção do mundo, substituindo ração por pastagens e, por consequência, recebendo menores riscos de doenças provenientes de ingredientes das rações, como farinha de osso. Além disso, o transporte entre estados é organizado pelos próprios frigoríficos.


Fatores de Risco 


· Risco Climático e impacto ambiental;

· Risco sanitário: contaminação por doenças como a peste suína e a febre aftosa;

· Incidência de pestes e doenças;

· Setor exportador – dependente do comportamento do câmbio;

· Preocupações com a qualidade do produto por parte dos consumidores podem levar ao decréscimo de compras (como, por exemplo, durante a Operação Carne Fraca em 2017).

· Custos de produção cotados em dólar e dependentes de matéria-prima (fertilizantes, defensivos agrícolas, rações).




Fornecedores


Os fornecedores de insumos para os pecuaristas e criadores são os fabricantes de medicamentos, vacinas e rações.


Ranking 


Maiores Rebanhos Mundiais (2017)


Índia – 303,5 Mi Cabeças

Brasil – 226,3 Mi Cabeças

China – 100,1 Mi Cabeças

EUA – 93,5 Mi Cabeças

UE – 89,3 Mi Cabeças


Maiores Produtores Mundiais (2017)


EUA – 17,9%

Brasil – 14,4%

China – 10,5%

Índia – 4,3%

Argentina – 4,0%


Maiores Exportadores Mundiais (2017)


Brasil – 2.032,1 Mil TEC

Índia – 1.513,0 Mil TEC

Austrália – 1.399,7 Mil TEC

EUA – 1.362,7 Mil TECc

Nova Zelândia – 582,6 Mil TEC


Maiores Consumidores Mundiais (2017)


EUA – 12.168,8 Mil TEC

China – 7.959,7 Mil TEC

Brasil – 7.797,6 Mil TEC

Argentina – 2.410,3 Mil TEC

Rússia – 1.848,6 Mil TEC


Maiores Importadores Mundiais (2017)


EUA – 1.462,6 Mil TEC

Vietnã – 1.136,2 Mil TEC 

China – 804,3 Mil TEC

Japão – 701,8 Mil TEC

Coréia do Sul – 584,9 Mil TEC


Já falamos sobre a soja, o milho e o trigo em nossos posts anteriores. Em nossa próxima edição, vamos falar sobre as riquezas da criação suína! Siga-nos no Facebook e no Linkedin e confira novos materiais todas as terças-feiras!

COMPARTILHE ESSE POST


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários do blog são via facebook. Para comentar você tem que estar logado lá.
Lembre-se que o comentário é de inteira resposabilidade do autor.


Feito com carinho