Transformações no Agronegócio: A necessidade em se preparar para novas mudanças

Observando as últimas transformações históricas do Agronegócio no Brasil e no mundo, podemos concluir que um aspecto em específico de nossos dias se diferencia das demais evoluções do passado: A aceleração no desenvolvimento. Seja em novas fórmulas das indústrias, novos equipamentos no cenário de máquinas, tecnologias em software, agricultura digital ou no próprio padrão de consumo dos produtores rurais - sem mencionar em impactos e inovações na sociedade que afetam a economia -, o avanço exponencial das inovações não tem precedentes.


De maneira nenhuma a inovação e as tendências de maior conectividade no mercado são negativas. Pelo contrário, falamos neste post sobre os benefícios que as empresas podem ter em se mostrarem sempre presentes com seus clientes através de soluções tecnológicas. Entretanto, como a transformação no campo afeta e continuará a afetar o mercado, assim como o comportamento dos produtores rurais, é inevitável que disrupções com antigas práticas ou criações de novos métodos de atuação para as organizações frente a concorrência podem se provar desafiadores de se lidar, especialmente em seu início. Afinal de contas, é da natureza de qualquer transformação no mundo dos negócios obrigar empresas e pessoas a evoluírem para que possam desfrutar de seus benefícios - ou mesmo, em certas situações, para que seja possível continuar atuando de modo produtivo em seus negócios.


Diante desta realidade, as empresas, profissionais e organizações do Agronegócio são confrontadas com um futuro onde não poderão mais apenas seguir o ritmo destas transformações, que se tornam tão rápidas e disruptivas ao nível que será impossível se adaptar somente de forma reativa a todas elas. O único caminho seguro e correto para acompanhar - ou mesmo prever - com eficiência os impactos destas inovações é garantir que o conhecimento sobre os produtores e o mercado nunca fique desatualizado, o que sua vez é proporcionado através de um fluxo de informações constante, transmitido do campo até a organização.


Este nível de conhecimento não é adquirido de um momento ao outro e exige maturidade estratégica da empresa, mas felizmente está ao alcance de qualquer organização. Os desafios trazidos pela transformação de tecnologias e inovações sempre vem acompanhados de oportunidades ainda maiores, e algumas em específico podem ajudar o Agronegócio a perpetuar sua produtividade. Com seu auxílio, negócios de menor porte podem garantir o acesso a níveis de estratégia maiores sem precisar aumentar a complexidade de suas operações, enquanto organizações já mais desenvolvidas são capazes de obter o pleno controle e prontidão de suas filiais e processos para agirem de tal forma que jamais percam espaço no mercado.


Tecnologias voltadas para este tipo de controle e processamento de informações, especialmente na área comercial, geralmente são tratadas como Inteligências de Mercado, capazes de transformar dados de diversas fontes em analíticos para facilitar tomadas de decisões, ou Gestão de Clientes, ferramentas usadas tanto por gestores, para monitoramento de times comerciais e oportunidades de negócio, como pela própria equipe à campo da organização, facilitando o acesso aos produtores enquanto se atualizam dados durante as visitas. O nível de maturidade destas duas soluções em uma organização são um excelente indicador de sua preparação para lidar com as novas transformações no Agronegócio, convertendo-as em oportunidades.


Idealmente, uma solução que atenda a estas demandas de maneira conjunta permite que a empresa não precise recorrer a diversas ferramentas para executar suas operações, redirecionando seus esforços de forma otimizada para onde realmente são necessários.


É certo que ao menos alguns aspectos dos processos e da organização em geral precisarão se adequar com novas soluções adquiridas e/ou atualizadas, bem como treinamentos e esforços para implantação precisam sempre existir, mas uma solução eficiente também se adapta para atender a empresa que a adquiri, propondo versatilidade ao invés de somente esperá-la da organização. A busca por estes aspectos em uma ferramenta é de suma importância para o sucesso em seu uso. Por exemplo, especialmente para o Agronegócio, o Clover CRM é uma solução que combina todos estes aspectos em uma única fonte.


Em nossa realidade, planejamento e estratégia devem ser consideradas como uma jornada, em um estado de constantemente renovação a fim de superar novos desafios. Da mesma forma, enquanto estiverem seguras e no controle de sua capacidade em conhecer seus clientes e interesses, oferecendo o melhor serviço no melhor momento, as organizações do Agronegócio continuarão a acompanhar, antecipar e mesmo promover novas transformações no campo.


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