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Treinamento em vendas: como levar o DNA de sua revenda aos vendedores?

Garantir que a atuação da sua revenda tenha o valor percebido pelos clientes, através da atuação dos seus vendedores, é uma das melhores formas de gerar confiança e aumentar as vendas. Para que o DNA da empresa esteja incorporado ao dia-a-ainda dos vendedores, o treinamento é a ferramenta mais indicada e com mais resultados, pois permite que o seu colaborador seja capacitado e preparado segundo as necessidades da sua revenda.


Mas como fazer isso? Como garantir que haja integração entre sua equipe de vendas e as visões estratégicas de sua revenda? A seguir, você confere algumas respostas!


Comece alinhando os valores e as expectativas


Se você deseja que o DNA da sua revenda esteja sempre presente na atuação dos seus vendedores, o primeiro passo é alinhar expectativas e valores. Os vendedores precisam ser a imagem da empresa, precisam ser sua representação física, e para isso devem transmitir o mesmo que ela, oferecendo aos clientes uma experiência única e especial em qualquer contato que eles tenham com a sua revenda.


Entenda qual é o modelo de treinamento mais adequado


Profissionais e revendas diferentes têm necessidades e possibilidades diferentes, então é importante avaliar com critério todos os modelos de treinamento. O mais comum é o curso realizado fora da empresa, em curto ou longo prazo. É uma opção que vale a pena principalmente para adquirir conhecimentos novos ou que a empresa ainda não domine totalmente.


Já o curso dentro da empresa (in company) é uma opção mais barata e que permite maior controle do conteúdo transmitido. Os cursos online, por sua vez, fornecem versatilidade e conveniência para que os vendedores aprendam de onde (e quando) desejarem.


O curso também pode ser mais prolongado, quando é necessária uma adaptação completa ao DNA da revenda, ou ser mais rápido, para informações e melhorias pontuais.


Defina o conteúdo adequadamente


Por meio das análises de resultados de vendas, análises de CRM e feedbacks dos clientes, você poderá identificar com mais precisão quais são as necessidades da empresa e o que a torna única.


Através da análise de perfil dos vendedores também é possível identificar quais são as competências e habilidades de cada um, e como isso se encaixa no que a revenda tem a oferecer. Com o cruzamento desses dados, é possível identificar em que ponto o vendedor e a revenda convergem e o que precisa ser melhorado.


Baseando-se nisso, é mais fácil definir o conteúdo do treinamento de vendas. Se o vendedor é um bom observador, por exemplo, é possível transmitir conhecimentos sobre como usar essa capacidade analítica para oferecer uma solução mais personalizada ao cliente. Porém, se o vendedor tem uma personalidade mais amigável, é possível voltar o conteúdo para transformar essa característica em um processo de pós-vendas campeão, que melhore o relacionamento da revenda com os produtores.


Controle resultados e promova ajustes


A conclusão do treinamento não significa, necessariamente, que o DNA da revenda estará incorporado ao vendedor. Para garantir isso, é preciso praticar muito e manter um ajuste fino conforme as situações forem acontecendo.


Assim, é preciso manter um controle contínuo sobre os resultados. O vendedor está colocando em prática o que aprendeu? O conteúdo foi relevante o bastante? O que os clientes pensam sobre a atuação dos vendedores?


Diante dessas respostas você deve fazer testes e ajustes para garantir que a atuação do vendedor seja cada vez mais otimizada, e cada vez mais em consonância com o que a revenda transmite.


Transmitir o DNA da sua revenda para o seu time é possível através de boas capacitações em vendas, e que contenham muito mais do que o conteúdo ideal, sendo apresentado na forma mais conveniente para ambas as partes. Com o alinhamento de valores e expectativas, através da mensuração e otimização contínua, o resultado é que em pouco tempo vendedores e revenda estarão sintonizados nos mesmos valores, princípios e estratégias de atendimento aos seus clientes.


A quantidade de vendedores em sua revenda é grande? Então, leia também nosso artigo que vai ensiná-lo a gerenciar muitos vendedores em 5 passos!

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